FESTIVAL BRAVOS DANÇA 2020-EDIÇÃO ESPECIAL ONLINE - 2020-09-08
Informações: (11) 99345-5647 (11) 99345-5647 bravosfestivais@gmail.com

ANA BOTTOSSO 

08/09/2020

Bailarina, coreógrafa e professora de Ballet Clássico e Dança Contemporânea, bacharel pela PUC / SP em Ciências Sociais.

Como formação artística, formou-se nos cursos de Habilitação Plena para Bailarinos do Conservatório Musical Maestro Julião e da Royal Academy of Dancing, conquistando os Diplomas: Elementary, Intemediate, Advanced e Teacher Certificate.



Participou, no Brasil, de cursos e trabalhos com profissionais renomados como: Ilara Lopes,Ismael Guiser, Yoko Okada, Maestro Ricardo Ordonez, Luiz Arrieta, Ivonice Satie, Marika Gidalli,Jorge Peña, Suzana Yamauchi, Yellê Bittencourt, Mário Nascimento, Sacha Svetloff, LucilaTeixeira Mendes, Tina Sttuart, Douglas Nielsen, Henrique Rodovalho, Jaeduk Kim (Coreia do Sul)

No exterior, já participou de aulas em Cias. Profissionais, com os seguintes maîtres: Raymond Franchetti (França), Andrzej Zieminski (Bélgica), Josella Ascha (Alemanha), Rita Langfeld (Alemanha) e Joseph Twmin (Israel/Alemanha).

 Em Nova York, aperfeiçoa-se em Dança Moderna e Contemporânea no “Alvin Ailey American Dance Center”, com Denise Jefferson, Milton Myers e Jolea Maffei.

Nos últimos anos, esteve presente em Festivais Internacionais como Muestra de

Artes Escénicas de La Ciudad de México, (México), Mostra de Dança  contemporânea do Peru (Lima). Festival Les Bérges (Paris/França), Festival DAnzar por La Paz (Santiago/Chile) e RED Noroeste de Dança (Tijuana, Mexicalli, Ensenada e Hermosillo/ México) representando o Brasil com suas criações coreográficas.

É idealizadora e coordenadora dos projetos: ABCDança (Indicação para o Prêmio APCA 2017 -(Projeto/Programa/Difusão/Memória); Pés na Estrada, Bailando em Cirandas – etapas I e II, no movimento das alamedas.

Prêmio APCA 2017, com a melhor criação coreográfica de 2017 com “EU por detrás de MIM”; Prêmio Governador do Estado de SP – Dança: “EU por detrás de MIM” (2018) e Indicação Prêmio Governador do Estado da Cultura de SP – Dança para o espetáculo de sua autoria, “Paranoia" (2011).

Atualmente assina a direção geral da Companhia de Danças de Diadema e coordena o projeto desenvolvido naquele município através de um programa permanente.

 


ANA BOTTOSSO